A novela da baldeação da Linha 11 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na estação Suzano chegou ao fim nesta segunda-feira (19). Os passageiros mogianos, os mais impactados pela medida adotada para o conserto de uma ponte centenária, certamente estão aliviados, mas também surpresos pela agilidade com que o trabalho foi executado, sendo que o prazo inicial era de quatro meses. Vale lembrar que nos últimos fins de semana o trajeto entre Suzano e Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, foi interrompido, com a utilização do sistema Paese.
Com a baldeação, o tempo de viagem aumentou em pelo menos 30 minutos para quem seguia em direção a Luz, em São Paulo, fora o transtorno da troca de trens em si, que já estava ultrapassada, desde que o trem começou a fazer viagens expressas entre as estações Luz e Estudantes, também em Mogi.
A sensação com a necessidade de troca de trens para seguir viagem era de uma volta no tempo para momentos não muito eficientes do transporte sobre trilhos. É preciso dizer que houve melhoras importantes ao longo dos anos, mas ainda longe do conforto merecido pelos milhares de passageiros que se deslocam pela região e com sentido à capital diariamente.
Vivemos agora a expectativa da concessão à iniciativa privada, com o leilão realizado em março e o contrato que deve ser assinado com o grupo Comporte ainda nesse semestre, segundo o governo do Estado. O projeto de valor bilionário, inclui diversas melhorias, como a reforma das estações em Mogi das Cruzes e o prolongamento da Linha 11 até Cezar de Souza, e também a Linha 12, chegando a Suzano. A perspectiva também é da geração de milhares de empregos, somando os projetos de concessão, o Estado estima até 150 mil novas vagas.
O otimismo é grande para que finalmente o transporte seja mais seguro e eficiente, atendendo reivindicações antigas da região. Claro que são projetos de longo prazo e é preciso aguardar. Por outro lado, vendo os exemplos das linhas concedidas na capital, as perspectivas não são assim tão boas. A esperança, porém, se mantém na melhoria do transporte sobre trilhos.