O Dia Mundial da Educação, celebrado em 28 de abril, é uma data que nos convida a refletir sobre a importância dessa área, a base para o desenvolvimento humano e social. Instituída no Fórum Mundial de Educação, realizado em Dakar, no Senegal, em 2000, a ocasião simboliza o compromisso global com a garantia do direito à educação para todos, independentemente de suas origens, condições sociais e vulnerabilidades.

A educação é mais do que um processo de transmissão de conhecimento; é algo imprescindível para transformar vidas e construir sociedades mais justas e inclusivas. Como afirmou Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Esta enfatiza que investir em ensino de qualidade é investir em um futuro melhor.

No Brasil, a data também destaca os desafios enfrentados no campo educacional, como a desigualdade de acesso, a evasão escolar e a necessidade de valorização dos professores. Apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito para garantir que todos tenham acesso a uma educação de qualidade, que promova não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento de valores éticos e sociais.

O Dia da Educação, segundo estudiosos, é um chamado à ação. Trata-se de um momento para governos, instituições e a sociedade civil renovarem seu compromisso com políticas públicas que assegurem o acesso universal a esse direito necessário para o desenvolvimento pessoal, social e intelectual. É uma oportunidade para celebrar os educadores, que desempenham diariamente um papel fundamental na formação de cidadãos críticos e conscientes.

Que a ocasião especial – assim como outras alusivas à área educacional – inspire a todos a reconhecerem a educação como um pilar para o progresso sustentável. Afinal, como disse Paulo Freire, "educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".

****

Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta