O mês de abril tem muitas cores, com campanhas chamando a atenção para diversas causas importantes, e uma das que tem ganhado destaque nos últimos anos é o Abril Azul do autismo, que tem seu dia de conscientização comemorado em 2 de abril. É preciso conscientizar a população sobre o grande desafio enfrentado por muitas famílias, especialmente as mães, para que seus filhos tenham o devido diagnóstico, acesso a tratamento com diferentes profissionais e sejam devidamente incluídos na sociedade. 

Neste domingo, dia 27, teremos a segunda edição da Virada Autística, no Pipa Hub, no centro de Mogi das Cruzes. Um evento que vem crescendo e tem à frente o Instituto Resiliência Azul, formado por mães e famílias atípicas, trazendo especialistas de variadas áreas e pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para compartilharem suas vivências. Uma ação extremamente importante para trazer representatividade, compartilhando desafios e conquistas, esclarecendo sobre os direitos garantidos por lei, tudo para avançar cada vez mais na luta por um mundo mais inclusivo. 

A inclusão de pessoas com deficiência ainda é um grande desafio para a nossa sociedade, ainda mais quando se trata de deficiências ocultas, que não são facilmente perceptíveis. É preciso que todos ocupem seu espaço nos territórios e possam ter suas necessidades atendidas, e para isso é fundamental a informação, o conhecimento compartilhado sobre as muitas deficiências, sobre o quanto nossa sociedade é diversa. 

Às vezes falta empatia para entender que o que nos faz diferente uns dos outros, também nos complementa, aumenta o potencial de desenvolvimento de nossa sociedade. E incluir não é apenas abrir espaço para que as crianças com autismo, por exemplo, estejam nas salas de aulas, elas devem ter a oportunidade de participar das atividades escolares e sociais, com atenção a suas dificuldades. 

O desafio é de todos. Um mundo melhor, mais inclusivo, depende de um olhar diferenciado para o próximo, com o desejo de que ele realmente faça parte, e isso também demanda mais investimentos do poder público em uma inclusão real e eficiente.