Um dos grandes desafios para os gestores públicos é a habitação. Infelizmente ainda há muitas pessoas vivendo em situação de rua ou em moradias bastante precárias, sem o mínimo de infraestrutura. Ambientes que também são marcados por dificuldades de acesso a serviços básicos, como saúde, contribuindo para o surgimento ou agravo de doenças que poderiam ser evitadas. Na verdade, tudo se conecta e os impactos afetam a todos.
Seja na forma de subsídios ou na entrega de conjuntos habitacionais, os investimentos na habitação são sempre muito bem-vindos e transformam a vida de famílias inteiras. O Governo de São Paulo anunciou 22,7 mil novas moradias distribuídas por 148 cidades pelo programa Casa Paulista. Três cidades da região – Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano - estão contempladas com quase 600 unidades viabilizadas, com subsídios de R$ 13 mil e investimentos que ultrapassam R$ 12 milhões.
São milhares de pessoas do Alto Tietê, grande parte em bairros periféricos, que terão uma nova moradia, garantindo mais dignidade e segurança para seus membros de hoje e também para gerações futuras. Destaque, por exemplo, para a Vila Maria Augusta, em Itaquá, bairro bastante prejudicado a cada período de fortes chuvas, onde estão previstos dois novos empreendimentos, somando mais de cem unidades habitacionais.
Essas são conquistas importantes para a região, fruto da parceria com o governo do Estado, da boa articulação política dos prefeitos, que também estão unidos por meio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, trabalhando nas mais variadas frentes para trazer melhorias às cidades. E são esperados grandes investimentos ainda na mobilidade urbana por meio da concessão das Linhas 11 e 12, ainda administradas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), mas em breve pelo Grupo Comporte, vencedor do leilão realizado no fim de março.
Que sigamos com notícias positivas com impacto social importante e fundamental na vida de milhares de pessoas, o que beneficia a todos.