Estamos na estação mais quente do ano, o verão, e além das altas temperaturas, convivemos com os temporais, prejudicando a cada dia a população de uma determinada região, e ainda o período contribui para o aumento dos casos de dengue. Nesta quarta-feira (19), o governo estadual decretou situação de emergência em saúde pública.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que 225 municípios já atingiram mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes, e o decreto vai facilitar o acesso das cidades a recursos, tanto estaduais como federais. Na região, a situação é mais tranquila, com pouco mais de 90 casos na somatória das dez cidades do Alto Tietê, uma redução acima de 90% em relação ao ano anterior. Também não há óbitos pela doença registrados.
Porém, mesmo com a situação favorável na região, é preciso manter os cuidados e que as Prefeituras sigam intensificam as ações de combate à doença e à proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Cada um fazendo sua parte contribuiremos para que a situação se mantenha com baixos números da dengue no Alto Tietê.
Outro problema comum no verão, são os temporais. Nesta terça-feira (18), houve alagamentos na Região Metropolitana de São Paulo, com destaque para a capital, onde uma motorista de aplicativo morreu. Lamentável que o problema recorrente de todo início de ano, as enchentes, ainda seja responsável por tragédias como esta. E de acordo com os vídeos que circulam nas redes sociais poderia ser pior, e mais pessoas poderiam ser levadas pela correnteza não fosse a ajuda que receberam para chegar a locais seguros.
As enchentes, na maioria das vezes, são tragédias anunciadas, com os temporais cada vez mais intensos que viemos enfrentando e também o acúmulo de lixo com diversos pontos de descarte irregular, que são limpos em um determinado dia pela Prefeitura, e no outro, já está totalmente ocupado com os mais diferentes resíduos.
Assim como no combate à dengue, é preciso a colaboração de todos para que possamos passar mais tranquilos pela estação que termina no próximo mês.