Nesta semana, representantes das prefeituras da região participaram do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Brasília (DF). Uma oportunidade para troca de experiências entre os gestores e apresentar demandas a diferentes setores do governo federal.
Como bem destacou o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, em suas redes sociais, as agendas foram cumpridas, os pedidos feitos, mas são necessários mais representantes da região no Congresso Nacional para que os projetos das cidades ganhem força e consigam recursos para sair do papel.
Atualmente a região conta os deputados federais Márcio Alvino (PL) e Rodrigo Gambale (PP), e no Legislativo estadual, outros dois: André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), e Marcos Damasio, ambos do PL. Embora muito participativos e atentos à região, quanto mais deputados eleitos, maior a força regional para os mais variados pleitos. É preciso trabalhar duro nas eleições do próximo ano para termos mais representantes do Alto Tietê no Congresso e na Alesp.
Mesmo que os parlamentares sejam de diferentes partidos, a soma de esforços a favor de pleitos da região fará toda a diferença. Não se trata de uma causa desta ou daquela determinada legenda, mas de uma cidade como um todo, de uma região, que tem tantos desafios em comum. Um exemplo do sucesso dessa união é o que ocorre com as cidades, unidas por meio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), ganhando voz junto ao Estado para grandes projetos como os planos de drenagem já confirmados. Afinal, quanto maior a força no Legislativo e no Congresso, maior as chances de importantes investimentos.
Porém, os futuros candidatos terão que ter mais méritos do que somente pertencerem à cidades da região, é preciso estar preparado para ser um representante ativo e participante na vida legislativa, fazendo a diferença para as pessoas que o elegeram. Desde já muita atenção no momento do voto. O pleito de 2026 parece distante, mas logo estará aí para definirmos presidente, governador, deputados federais e estaduais e senadores.