A pandemia de Covid-19, marcada por milhares de mortes, e momentos de extrema angústia, mas também nos mostrou, diante do isolamento e distanciamento social, o quanto é importante a saúde mental. E a campanha que abre o ano, é justamente o Janeiro Branco, que mostra como é fundamental olharmos para nossas emoções e sentimentos com tantos desafios enfrentados ao longo de nossa trajetória de vida. O tema deste ano é justamente uma pergunta que deveríamos nos fazer cotidianamente: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”.
Como afirma a psicóloga ouvida pela reportagem da jornalista Laura Barcelos, em destaque em nossa página especial de Saúde da edição digital deste domingo, a saúde mental é tão importante quanto nosso bem-estar físico, quanto estarmos com o sistema imunológico em dia para enfrentar possíveis doenças. As doenças da mente, os transtornos se acumulam também fomentados pelas novas tecnologias que ao mesmo tempo que aproximam quem está longe, também podem afastar os mais próximos.
Um primeiro desafio é admitir não estar bem, quando nas redes sociais a “depressão tem aparência de férias”, como afirma o rapper Emicida na música “Amarelo”. Quando tantos ostentam uma aparente felicidade, a sensação de tristeza e ansiedade pode parecer uma derrota, mas fazem parte de nossa frágil humanidade.
Não é fraqueza pedir ajuda quando é necessário, diante de momentos de maior estresse e ansiedade, entre outros transtornos intensificados também pelo crescente volume de informações veiculados nas redes sociais, que nem sempre se sabe se são verdade ou não. O que transparece é que todos estamos sobrecarregados de alguma forma, sem abandonar o celular, o que ocorre mesmo entre os mais jovens.
Hábitos saudáveis também são parte de uma rotina que favorece a saúde mental, incluindo uma alimentação adequada e atividade física. É preciso colocar o corpo e a mente em um movimento positivo e procurar um especialista quando tudo mais falhar. Sempre tenha a saúde em primeiro lugar, sem ela a vida para, e o ano está só começando.