Se tem algo que mobiliza o Brasil, além da Copa do Mundo, são as Olimpíadas, é o momento de torcer pelos brasileiros, que acabamos conhecendo na própria competição e logo nos encantam com a superação de desafios e conquistas para estar disputando com os melhores do mundo. No último fim de semana, Mogi das Cruzes, por meio de uma parceria entre o Sesc e a Prefeitura, recebeu dois desses importantes atletas brasileiros, destaques no judô: os medalhistas olímpicos Beatriz Souza e o mogiano William Lima.
Sem tanto destaque no dia a dia, como o futebol, o judô nos Jogos OIímpicos, sempre foi garantia de medalha, e no ano passado, em Paris, na França, a primeira delas, não apenas no esporte, mas do Brasil, veio com o mogiano, que conquistou o bronze em sua categoria (73 kg). Beatriz foi ouro em sua categoria (+70 kg) e também brilhou na disputa pela equipe mista, da qual Lima também fez parte. Eles ficaram com o bronze.
Os dois atletas são provas vivas do poder transformador do esporte, que forma grandes campeões, mas principalmente cidadãos de destaque, que valorizam suas origens e sabem que são inspiração para os talentos que vão surgindo. No fim de semana, ainda foram realizados um bate-papo especial com a atleta e ainda treinos coletivos com jovens judocas.
Mesmo que futuramente esses talentos iniciantes não se tornem atletas de destaque, como os medalhists olímpicos, eles certamente jamais esqueceram essa experiência, esse momento de contato com verdadeiras estrelas do esporte. Pessoas dedicadas ao caminho que escolheram são inspiradoras não apenas para as novas gerações, mas para todos nós, mostrando que, com muito esforço, podemos ser os melhores, seja qual for a área em atuemos.
É preciso dar oportunidade, investir cada vez mais em projetos que estimulem a prática esportiva das mais diferentes modalidades, o que se reflete positivamente na disciplina e cidadania. Um desafio para o poder público e também para a sociedade de forma geral que também pode encontrar formas de contribuir para um futuro melhor, começando por nossas crianças e jovens.