O novo ano também marca o começo de novas gestões em algumas cidades da região. Em Mogi das Cruzes, por exemplo, temos a primeira mulher eleita prefeita, Mara Bertaiolli (PL), que começou seu mandato, ao lado do vice Téo Cusatis (PSD), com mutirões de limpeza e saúde em bairros da cidade, com foco nas chuvas que prometem ser cada vez mais intensas neste verão, como ocorreu ontem (7), deixando alguns locais até mesmo sem energia.
A ação preventiva é fundamental, como também ocorre em Poá, como o desassoreamento do piscinão da Vila Romana e o combate ao descarte irregular. Este último um problema recorrente nas cidades, infelizmente, que também contribui para as enchentes e pontos de alagamentos comuns no verão. Por isso, o importante investimento em ecopontos, que está na lista de prioridades do novo prefeito Saulo Souza (PP), alinhado ao choque de gestão promovido na cidade.
Seguindo a lista das maiores cidades da região, Ferraz de Vasconcelos, Suzano e Itaquaquecetuba trabalham a continuidade. Apenas Suzano, tem um novo prefeito, Pedro Ishi (PL), que substitui Rodrigo Ashiuchi (PL) agora secretário municipal na maior cidade do país, São Paulo. Em Ferraz e Itaquá, Priscila Gambale (Podemos) e Eduardo Boigues (PL), respectivamente foram reeleitos e seguem os trabalhos iniciados no primeiro mandato.
Cabe destacar também o novo chefe do Executivo de Salesópolis, Rodolfo Marcondes (Podemos), que começou o ano com um desafio de deslizamentos de terra pela cidade devido às fortes chuvas do primeiro fim de semana do ano. O prefeito logo mobilizou sua equipe e já liberou estradas e vem atuando para solucionar outros pontos atingidos da pequena cidade, mais conhecida por abrigar a nascente do rio Tietê.
Os desafios dos gestores são muitos, mesmo para quem já estava no comando da prefeitura, e é preciso não apenas fiscalizar e pedir por melhorias, mas também valorizar o que vem sendo feito. Sucesso aos gestores eleitos e reeleitos da região, como também aos vereadores, que seja um ano de grandes avanços para a região.