Vivemos muitos desafios na saúde e é preciso celebrar também as conquistas. Hoje o Hospital Regional do Alto Tietê, em Suzano, completa seu primeiro ano, sendo referência para toda a região no atendimento de média e alta complexidade. Uma reivindicação antiga, que tem feito a diferença para a população, e no próximo ano, vai incluir também um setor de hemodiálise, também um importante passo para o atendimento de pacientes renais.
Importante reconhecer o trabalho realizado pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) para essa conquista, assim como o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, que por diversas vezes participou de reuniões para que a região tivesse o hospital, e ainda o deputado estadual André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Como sempre dizemos neste espaço, é a união de esforços que nos fará avançar nos mais diferentes setores, e na saúde não é diferente. A força de Suzano e região se evidencia nessa conquista e em outros que certamente virão, trazendo importantes benefícios para a população. E também vale lembrar um nome fundamental para o desenvolvimento de Suzano, o saudoso deputado Estevam Galvão, que deve ser homenageado nomeando o hospital.
Vamos avançando certamente em diversos setores, mas sempre ainda há muito a ser feito. Temos ainda os desafios dos setores de urgência e emergência, com Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sobrecarregadas, especialmente em Mogi, e ainda a novela do Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia da cidade, que ficou para ser decidida na próxima gestão.
Um dos pleitos regionais é a reabertura do Pronto Socorro do Hospital Luzia de Pinho Melo para o atendimento direto à população, medida que encontra resistência no Governo do Estado. Sob o comando de Eleuses Paiva, a Secretaria estadual de Saúde aposta na regionalização, mas ainda nada de efetivo foi feito. Já é tempo de desejar que o novo ano, que não tarda a chegar, traga boas notícias para a saúde do Alto Tietê!