Violência

Nos últimos dias, as redes sociais e a Imprensa têm repercutido casos de extrema violência policial em São Paulo, como o homem arremessado de uma ponte e outro que pode se dizer foi "executado" pelo furto de pacotes de sabão. Fatos que merecem nosso repúdio e indignação, e não refletem o que deveria ser o dever de um policial de servir e proteger, porém, é preciso valorizar e reconhecer os bons profissionais que arriscam diariamente suas vidas para defender a população. 

Repúdio

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) publicou uma nota nesta quarta-feira (4) em que repudia qualquer ação de agentes do Estado que extrapolem suas atuações enquanto servidores públicos a serviço de todos os cidadãos e cidadãs brasileiras. Por meio da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o ministério informa que irá acionar a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo com objetivo de apurar o ocorrido com celeridade. "A medida pretende que sejam determinadas a designação de delegado especial, bem como a Corregedoria da Polícia Militar, para a adoção das medidas cabíveis".

Denúncias

O canal de denúncias Disque 100, de acordo com o ministério, já conta com um setor específico para tratar dos casos de violência institucional. Em caso de violência policial, o canal acolhe, analisa e encaminha as denúncias imediatamente. O serviço é gratuito, funciona 24h por dia, sete dias por semana e garante o anonimato do denunciante.

OAB Itaquá

A Comissão de Ação Socia da 152ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Itaquaquecetuba) promove sua tradicional campanha de arrecadação de brinquedos novos ou em bom estado de uso para o Natal das famílias em situação de vulnerabilidade. As doações podem ser feitas até o próximo dia 12 (quinta-feira) na sede da entidade (rua Ademaria, 315 - Vila Virgínia) ou na sala da OAB no Fórum Cível de Itaquá (rodovia Alberto Hinoto, 1170), sempre de segunda a sexta, das 8 às 18 horas.