O ano é marcado por muitas cores, simbolizando campanhas de saúde. E certamente o rosa de outubro é o mais conhecido, destacando a saúde da mulher, com ações de conscientização e prevenção do câncer de mama. Com a chegada de novembro, a cor da vez é o azul, referente aos cuidados com a saúde masculina, principalmente no combate ao câncer de próstata. Na edição de hoje, destacamos ações de prefeituras da região em referência à campanha.

O homem, por muitas vezes, negligencia a própria saúde por preconceito, diferente da mulher que segue seus cuidados, com exames por vezes até mais invasivos que uma ida ao urologista. Uma simples consulta e a realização do exame de PSA pode salvar vidas, contribuindo para um diagnóstico precoce e aumentando as chances de sucesso do tratamento, caso seja necessário. 

A prevenção, como sempre afirmamos neste espaço, assim como a promoção da saúde, é o melhor caminho. Os atendimentos ambulatoriais, com consultas e exames com a devida frequência para o cuidado e controle de doenças, inclusive tem um custo menor que futuras internações e intervenções cirúrgicas. A atenção básica é, como o próprio nome diz, a base do atendimento médico, intensificado em momentos de campanhas como esse, mas que deve ser estendido e prolongado ao longo de todo o ano. 

A saúde é um desafio para os gestores nas cidades, nos Estados e também na União, com a necessidade de investimentos contínuos. São grandes quantias, com percentuais obrigatórios do Orçamento, que precisam de uma gestão transparente, que direcione esses recursos para atender a quem realmente precisa. 

Mesmo as mulheres, que mais procuram por atendimento, sofrem com a demora para consultas e exames, o que não é diferente com os homens, e outros grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos. Como ficou evidente na pandemia de Covid-19, o Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental no atendimento à população e precisa ser valorizado, recebendo o investimento necessário para a promoção da saúde não apenas dos homens, mas de todos.