As pessoas são livres para se alimentar, vestir, falar o que pensam e ingerir a quantidade de bebidas alcóolicas que desejam. Entretanto, a moderação deve ser uma prática do dia a dia e dominar o seu corpo para evitar todos os tipos de vícios e exageros. Quantos acidentes automobilísticos têm acontecido no Brasil devido ao alcoolismo. Na região do Alto Tietê as mortes no transito aumentaram assustadoramente. “Conforme noticiado do Mogi News edição de 26.11.24,” Mogi das Cruzes foi o Município com mais casos, foram 46 mortes entre janeiro e outubro deste ano, o que representa aumento de 31,42%. Imprudências, irresponsabilidades, agressões e exageros.
O excesso de alimentos inadequados é outro item que leva os seres humanos a contrair as mais variadas doenças, tais como: diabetes, pressão arterial alta e outras consequências. A pressão arterial alta pode ocasionar enfarte (como já ocorreu) e dificuldades para dirigir com êxito. O domínio de si mesmo é uma força que depende da sua mente. Uma pessoa pode mandar no seu corpo e dominá-lo, mas não pode deixar o corpo dominar a sua mente. É você quem manda, determina e exige que o seu corpo faça o que é melhor para a sua sobrevivência com plena saúde.
Há pessoas que exageram nas bebidas alcoólicas e surgem inúmeras consequências como o desequilíbrio emocional. É triste e lamentável o que vem acontecendo. Mesmo tendo sido implantada a “Lei Seca”, de nada adiantou, pois os “bêbados” continuam dirigindo e cometendo acidentes com mortes. Como seria bom se houvesse diminuição do consumo de bebidas alcoólicas. Dominar a si mesmo e dominar o seu corpo. Agindo com autodomínio, se tornará uma pessoa melhor, ou seja, mais honesta, verdadeira e trabalhando para ser útil ao seu país, a família e a sociedade. Não bastasse o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, aumenta a cada dia o consumo de todas as drogas (cocaína, heroína, morfina, pó de anjo, LSD, maconha e tantas outras drogas que estão inventando).
As pessoas, principalmente os jovens estão se matando pelo consumo das drogas, pois, não aprenderam a se dominar e seguem o que os colegas fazem e falam nas escolas e nos seus convívios diários. Os viciados em drogas também têm cometido inúmeros acidentes com mortes. Prezados motoristas que dirigem alcoolizados e ou drogados pensem nos seus semelhantes.
Olavo Arruda Câmara é advogado, professor, Mestre e Doutor em Direito e Política.