Estamos praticamente na última semana da campanha Outubro Rosa, e salientamos mais uma vez a importância da conscientização sobre o câncer de mama. O acesso ao exame de mamografia é uma ferramenta importante para o acompanhamento da saúde da mulher, e se for o caso, identificar a doença de forma precoce, aumentando as chances de um tratamento com prognóstico positivo. 

As cidades de Suzano e Itaquaquecetuba recebem neste mês carretas da mamografia, a primeira por iniciativa própria pelo projeto "Saúde Itinerante" em parceria com o INTS, e a outra pelo Governo do Estado. Serviços como estes são fundamentais importância não apenas para a campanha, mas para incentivar os cuidados de mulheres ao longo de todo o ano. Apenas o projeto do Estado, entre janeiro e julho deste ano, já realizou mais de 761 mil exames. 

O atendimento itinerante nas cidades é feito em livre demanda, com a distribuição de um número diário de senhas para mulheres de 50 a 69 anos, sem a necessidade de pedido médico. É fundamental oferecermos às mulheres a oportunidade do cuidado, da prevenção e promoção da saúde , e neste mês, algumas ações também contemplam o exame de papanicolau, preventivo para detectar o câncer de colo de útero.

Elas, sabiamente, são mais preocupadas com a saúde que os homens, e rotineiramente buscam fazer os exames básicos. Não à toa, os atendimentos nas unidades de saúde se concentram em ginecologia e clínica geral. Porém, nem sempre o serviço público consegue atendê-las no devido tempo e o dia a dia corrido, cumprindo múltiplos papéis em suas famílias dificultam a procura.

Outros meses também deveriam ser cor de rosa, ampliando a campanha para ressaltar a importância do cuidado com a saúde da mulher, uma preocupação que deve ser de todos. . E além da saúde física, claro que fundamental, o cuidado deve se estender à saúde mental, já que elas são as principais cuidadoras não apenas dos filhos, como dos pais e avós. E de acordo com os problemas de saúde que estes apresentam, esse fardo é bastante pesado, e precisa de uma rede de apoio. Toda atenção às mulheres!