Apesar do número alto de mortes em relação aos anos anteriores, a epidemia de dengue parece dar sinais que vai perdendo força, com a queda no número de casos notificados na região, classificados pelo Ministério da Saúde como casos prováveis. Porém, ainda preciso atenção aos cuidados e medidas preventivas, afinal o ano está chegando ao fim, e em breve teremos mais um verão de altas temperaturas e chuvas intensas.
Toda atenção é pouca quando falamos de saúde, e os municípios mantém a mobilização no controle de focos da doença e medidas preventivas nos bairros. Cabe também a população fazer sua parte, já que com atitudes simples também é possível contribuir para uma menor proliferação dos mosquitos transmissores. Evitar o acúmulo de água, suja ou limpa é uma delas.
Também vale salientar a prevenção com a vacinação, embora ainda restrita a faixa etária de 10 a 14 anos. A imunização é fundamental para o controle de qualquer doença, como ficou provado com a pandemia de Covid-19. Foi com a vacinação em massa que pudemos nos adaptar para uma normalidade, retomando a rotina, principalmente profissional e nas escolas, bastante impactadas.
As vacinas, porém, vivem um período de descrédito, potencializado pela produção rápida dos imunizantes contra a Covid-19, mesmo com o resultado alcançado, que se fosse antecipado, teria evitado milhares de mortes em todo o país. A imunização é um ato individual com importante impacto no coletivo, impedindo que as doenças retornem ou se alastrem.
Voltando a dengue, não devemos baixar a guarda. É preciso estarmos atentos, e nos prepararmos para os próximos meses. A emergência climática está aí e promete temperaturas extremas e também chuvas cada vez mais intensas, como já temos visto.
Vemos preparativos para o combate ás enchentes, igualmente importantes, mas como a saúde está preparada para uma talvez nova epidemia, agravada pelas mudanças drásticas do clima? É fundamental estarmos preparados para a prevenção e promoção da saúde, e não apenas no controle e tratamento de futuros casos de velhas doenças.