Uma das cidades mais antigas da região comemora, assim como Mogi das Cruzes, 464 anos. Itaquaquecetuba festeja mais um aniversário neste domingo, dia 8 de setembro, comemorando os avanços alcançados nos últimos anos, com um grande evento, trazendo grande nomes da música nacional e também resgatando a tradição do rodeio. 

No seu patrimônio, a cidade tem uma igreja quatrocentona, que também está em festa neste fim de semana. A Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, padroeira da cidade, foi construída em 1624, e é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).  

Por anos mais conhecida pelas páginas policiais, recentemente Itaquá vem se tornando um exemplo para o Alto Tietê com novas iniciativas e mais investimentos em áreas básicas, que fazem toda diferença na vida da população, como educação e saúde. Também os cursos de qualificação avançam e trazem novas oportunidades para os moradores. 

Claro que ainda são muitos os desafios, mas o olhar para cidade vai mudando, na medida em que ela se transforma. Assim como precisamos resgatar o patriotismo e nosso amor pelo país, lembrado ontem, no 7 de setembro, também é necessário voltar a ter orgulho de nossas cidades, que hoje vão muito além das cidades-dormitório de outros tempos. 

Itaquá avança nos seus mais de quatro séculos de história, e outras cidades da região seguem no mesmo ritmo, também unindo forças para ir além através do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), que já ultrapassou as fronteiras do Alto Tietê. Juntos, os prefeitos têm levado importantes pleitos ao Governo do Estado, e conquistado projetos, como o Plano de Drenagem para o combate a enchentes. 

É unindo forças que vamos, a partir de cada localidade, construir cidades melhores, mais eficientes e inteligentes, que abracem a todos, formando assim Estados cada vez mais desenvolvidos, e consequentemente que o Brasil alcance a grandeza que merece.