Ao olhar para uma sala de aula, percebemos que cada aluno tem uma história, uma visão de mundo e uma realidade. Por conta desta diversidade, é preciso criar espaços que proporcionem a compreensão sobre a identidade dos estudantes, suas vivências e experiências, a fim de estimular a empatia para reconhecer, valorizar e respeitar as particularidades das pessoas com as quais se convive.

O desrespeito às diferenças é o ponto de partida para os conflitos escolares. As brincadeiras destacam a fragilidade dos colegas. E muitas delas partem de educandos que também possuem limitações, e, às vezes, maiores das que instigam suas provocações, usadas como um escudo aos seus bloqueios.

Começam com comentários, partem para as brincadeiras, seguem para a importunação e o desrespeito. Os conflitos, até então, internos, podem chegar aos externos. Como lidar com as intimidações? Depende de cada estudante, que também é humano, e, por sua vez, imerso por sentimentos, despertados pelos momentos em que vivencia, ora tranquilos, ora tensos. 

Lidar com estas situações tem instigado o trabalho intensivo com as habilidades e competências socioemocionais.  Uma dimensão em destaque na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e intrínseca nos componentes curriculares que orienta os jovens a conviver socialmente e a lidar com as emoções. Instiga-os a serem capazes de enfrentar os problemas e desafios pessoais. Também os auxilia a ter o autocontrole emocional, para gerenciar saudavelmente as diferentes situações.

Incentiva-se a empatia, autoestima, ética, curiosidade, autonomia, criatividade, cooperação, resiliência e disciplina para que o convívio com o "eu, o outro e nós" seja pacífico. Isto começa com o respeito às diferenças - étnicas, raciais, religiosas, pessoais, econômicas -, sendo uma possibilidade para promover uma sociedade plural, empática, respeitosa e responsável pelas suas atitudes.



Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta