Nossos parabéns nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, para a cidade de Guararema, que completa 125 anos. Destino turístico bastante conhecido, não apenas na região, mas até mesmo fora do Estado, a cidade tem muito a comemorar, celebrando as belezas naturais e os investimentos na cultura e na educação, entre outros setores. 

A cidade cresce e vem avançando a cada dia, e em breve, pode ser elevada de Município de Interesse Turístico (MIT) para Estância Turística, o que aumenta consideravelmente os recursos recebidos do Governo do Estado para incrementar o turismo, potencializando ainda mais o trabalho que já é realizado em todo seu território. 
Um dos destaques em Guararema é o projeto ‘Cidade Natal’, que atrai centenas de milhares de pessoas a cada fim de ano para visitar a decoração da região central feita com materiais recicláveis e também a saborosa gastronomia, movimentando também o comércio. Difícil alguém  no Alto Tietê que não tenha visitado a cidade neste período especial do ano. 

O município turístico também conta com seu Festival de Inverno, em parceria com a Associação Comercial local, e as atrações culturais que marcam os fins de semana no charmoso distrito de Luís Carlos. 

Com um clima diferente de outros municípios da região, a cidade mantém um ar mais interiorano, com trânsito tranquilo, embora no período de fim de ano seja até mesmo difícil acessar a cidade e encontrar um local de estacionamento. 

Por outro lado, essa cara de cidade do interior, não é sinônimo de atraso, o desenvolvimento econômico e sustentável é uma das bandeiras da cidade. O investimento em tecnologia, por exemplo, fez de Guararema uma referência no monitoramento por câmeras com uma moderna Central de Segurança. 

Claro que, como todos municípios da região e também do país, há desafios para que os avanços sejam ainda maiores, mas o cenário é de otimismo. Guararema realmente se sobressai no Alto Tietê, e tem potencial para ir além. A expectativa é que esse franco desenvolvimento se mantenha e seja fortalecido nos próximos anos.