O período atual não é marcado por muitas chuvas, mas é importante que elas estejam na pauta das cidades durante todo o ano. Difícil esquecer a tragédia vivida pelo Rio Grande do Sul, que ainda busca se reerguer de todo impacto sofrido, com a água por toda a parte. Infelizmente não é tão impossível que algo semelhante ocorra em outras partes dos país, e é preciso estarmos preparados. 

O planejamento das cidades sempre foi um desafio, sem um crescimento ordenado, que agora ganha novos rumos com os Planos Diretores e legislações para determinar o zoneamento da cidade, ou seja, o que cabe a cada área ou região. Principalmente em nossa região, temos grandes áreas de proteção ambiental, que limitam as construções e investimentos de empresas, mas precisam ser respeitados para diminuirmos os riscos de desastres ambientais. 

Uma das ações de combate às enchentes é o desassoreamento de rios e córregos, realizado em cidades da região como Mogi das Cruzes e Suzano. Em Mogi, por exemplo, o desassoreamento de 4,5 quilômetros do Rio Jundiaí, entre a avenida Japão e a adutora da Sabesp, em Jundiapeba, está concluído, e segundo a prefeitura, deve beneficiar o distrito e também a região do Oropó. Com certeza, um alívio para os moradores acostumados as frequentes enchentes no período mais chuvoso do ano, geralmente nos primeiros meses. 

A maior parte dos recursos do desassoreamento realizado em Mogi vem do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Já no Rio Tietê, no trecho que corta Suzano, até meados de 2026, a expectativa é que mais de 315 mil metros quadrados de resíduos sejam retirados, através do contrato com o Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), também do Governo do Estado, que ainda conta com o IntegraTietê, com serviços de desobstrução, limpeza e desassoreamento de 41 quilômetros no Rio Tietê, favorecendo também a Região Metropolitana, incluindo a capital e Guarulhos. 

É fundamental que trabalhos como este continuem a ser realizados. A prevenção sempre é o melhor remédio, também em relação a saúde das cidades e de seus munícipes.