Uma consulta pública vai definir se algumas escolas da região vão aderir ou não ao modelo de escola cívico-militar, proposto pelo governo do Estado. O prazo vai até 15 de agosto. Sem discutir o modelo proposto e o tradicional adotado na grande maioria das unidades escolares, a grande questão é o rumo da educação. No artigo da última quinta-feira, a jornalista e educomunicadora Suéller Costa, também professora, fala do respeito ou melhor da falta dele aos docentes. Ela inclusive pergunta no texto se o respeito ao professor precisaria então ser ensinado em sala de aula.

O que sempre foi inerente ao fato de estar em uma escola, o respeito aos profissionais, não apenas professores, mas todos que atuam no ambiente escolar, infelizmente, vem se tornando a exceção e não a regra, com problemas causados não apenas pelos alunos. Também alguns pais e responsáveis têm falhado no respeito ao trabalho desenvolvido dentro dos muros escolares, com todos os seus desafios, especialmente nas unidades públicas onde a estrutura e os recursos são precários. 

Responsáveis pela formação de todos os demais profissionais, os professores, infelizmente, são desvalorizados pelo trabalho que vai além das salas de aulas, preparando atividades fora do turno escolar, ensinando em mais de uma escola para garantir um salário razoável. A educação tem avançado, mas ainda há muito a ser feito para que demos o devido valor a uma classe profissional tão fundamental na vida de todos. E o pior, temos falhado, no mínimo, que é o respeito pelo trabalho que desenvolvem, isso quando os casos vão além e terminam em atos de violência contra os profissionais da educação. 

Em um mundo em que impera as telas, o respeito ao próximo, ao profissional responsável pela educação desde os primeiros anos de vida, não pode ficar em segundo plano. Estar no ambiente escolar é parte da socialização, da convivência em sociedade, um microcosmo que representa a vida fora daqueles muros, onde o respeito também é primordial. Não se constrói uma sociedade melhor sem uma educação de qualidade, baseada, minimamente, no respeito.