A dor no joelho é um dos principais problemas articulares que leva à busca por tratamento com profissionais da saúde especializados, e há inúmeras causas para esse problema. Os principais motivos de dor na articulação do joelho são: sobrecarga, inflamação e lesões articulares. É muito comum que estas causas estejam combinadas. Além disso, o joelho pode doer por causas fora da articulação, como a dor miofascial e a dor neuropática. 

A dor miofascial está relacionada aos músculos e fáscias ao redor do joelho, e a dor neuropática é proveniente dos nervos. Como as causas de dor são combinadas em grande parte dos casos, identificar todos os fatores contribuintes é essencial para o sucesso no manejo da dor. Um tratamento incompleto é motivo frequente de sintomas persistentes. 

A dor no joelho causada pela sobrecarga da articulação entre a patela e o fêmur piora com subir e descer escadas e agachamentos. O desgaste da cartilagem da patela é muito relacionada à dor patelofemoral. A doença pelo desgaste da cartilagem do joelho, leva a alterações de todos os tecidos da articulação e inflamação, e é muito comum em pessoas idosas, ou naquelas mais jovens com lesões prévias ao joelho. Meniscos são amortecedores e estabilizadores dentro do joelho. As lesões podem ser por trauma ou desgaste, e gerar dor, travamento e estalos. Lesões das superfícies de cartilagem que promovem absorção de impacto e movimento sem atrito podem causar dor e inchaço no joelho.

Medidas simples que podem aliviar quadros dolorosos no joelho são: repouso das atividades desencadeantes da dor; bolsa de gelo, com o cuidado de não passar de 20 a 30 minutos; e pomada de anti-inflamatório e analgésicos simples. Porém, toda dor no joelho deve ser avaliada para tratamento de sua causa.


Dr. Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e Diretor Científico Associação Brasileira de Perícias Fisioterapêuticas - ABRAPEFI  - @abrapefi