O déficit de moradias sempre foi uma realidade no Alto Tietê. Com o crescimento da população, o desemprego, a miséria e as moradias com preços cada vez mais altos, seja para compra ou locação, muitas pessoas vivem em áreas invadidas, de forma irregular, sem condições dignas ou saneamento, por exemplo. Essa, inclusive, é mais uma realidade na região, especialmente em cidades com as maiores populações, como Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Suzano.

Reduzir esse déficit é um desafio para os gestores municipais e estaduais. Criar programas habitacionais é uma necessidade constante, mas que parece nunca ser suficiente. O Programa Casa Paulista, por exemplo, do governo do Estado, entregou, desde o início de 2023, 1.488 novas moradias no Alto Tietê, totalizando um investimento estadual de R$ 24,8 milhões. 

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Estado de São Paulo, até o momento foram entregues 945 novas unidades habitacionais na cidade de Suzano, sendo 941 por meio da modalidade de Carta de Crédito Imobiliário (CCI) e 4 unidades por meio da produção da CDHU. Em Itaquaquecetuba, foram 409 imóveis, sendo 408 via CCI e uma pelo CDHU. No município de Mogi das Cruzes, o atendimento se deu via CCI, entregando 106 novas moradias. Em Ferraz de Vasconcelos, foram entregues 27 moradias, sendo 24 unidades via CCI e 3 via CDHU, e em Poá, a CDUH realizou um atendimento via CCI.  

Os números do programa, quando divididos por cidades, mostram é que é preciso fazer muito mais para atender a crescente demanda de pessoas que sonham com a casa própria e construir novos imóveis populares não pode e não deve ser a única solução. Uma economia realmente forte, com geração de emprego e renda, garante que a população consiga, por exemplo, conquistar sua moradia, seja por meio de um financiamento ou pagando aluguel.

A eleição para escolha dos novos prefeitos e vereadores se aproxima. Esse é um importante momento para consultar o plano de governo de cada candidato e verificar quais são suas propostas para a criação de novas moradias.