O ano voa e antes que você perceba, já será o dia de ir às urnas votar nos representantes do Executivo e Legislativo dos municípios. Porém, o tempo agora é de convenções partidárias, como destacamos na edição de hoje. Os eventos vão confirmando nomes que já vinham como pré-candidatos, e agora são homologados pelas coligações dos mais variados perfis e ideologias. O prazo começou no dia 20 de julho e se estende até a próxima segunda-feira, dia 5 de agosto. 

Definidas as candidaturas, tem início o prazo para o registro de nomes na Justiça Eleitoral, que segue até 15 de agosto. Há quem esteja adiantado nesse processo na região, e já colocou o nome para análise. Eduardo Boigues, que tentará a reeleição em Itaquaquecetuba, e Flávia Verdugo, pré-candidata a Prefeitura de Poá, ambos do PL, já estão com as candidaturas registradas, assim como seus vices, Rogério Torento e Antonio Guarinho, respectivamente, filiados ao PSD. 

Na plataforma, também estão inscritos 117 pré-candidatos a vereador por Itaquá. Levando em conta que a Câmara da cidade, tem 19 vagas, apenas com base neste primeiro levantamento já são dois candidatos por vaga, número que ainda deve crescer muito até o prazo final. O Legislativo, não apenas em Itaquá, geralmente conta com centenas de candidatos, em uma disputa mais acirrada que muitos vestibulares. 

A corrida eleitoral se intensifica e hoje destacamos também uma pesquisa que aponta como está a disputa em Mogi das Cruzes, com a liderança, até o momento, de Mara Bertaiolli (PL), pré-candidata pelo PL, seguida pelo prefeito Caio Cunha (Podemos), que busca a reeleição, e em terceiro lugar, Rodrigo Valverde (PT). O caminho ainda é longo pela frente, a campanha eleitoral começa no dia 16 de agosto, inclusive pela internet, que tem tido um peso cada vez maior na disputa. E a partir do dia 30 de agosto, os candidatos estarão também no rádio e na televisão, no horário eleitoral gratuito. 

O tempo voa e como reforçamos mais de uma vez aqui, a decisão final é do eleitor. Conheça bem os candidatos e suas propostas. O fundamental é a democracia, e o exercício da cidadania através do voto consciente.