Estamos há três meses de mais uma campanha eleitoral que definirá os prefeitos e vereadores que comandarão os Poderes Executivo e Legislativo na região. O caminho até a vitória começa a afunilar cada vez mais e as articulações e movimentações vão ganhando cada vez mais força e importância.

Durante o mês de julho importantes etapas serão cumpridas a fim de termos, finalmente e oficialmente, os nomes daqueles que concorrerão no pleito. A partir do próximo dia 20 os partidos já podem fazer suas convenções onde os nomes se tornarão oficiais. Vale lembrar que serão realmente candidatos aqueles que estiverem quites com a Justiça Eleitoral.

Também neste mês, na verdade a partir de hoje, fica proibida a divulgações de notícias e algumas informações nos sites da Câmaras e prefeituras de todo o Brasil.  O objetivo é evitar que sejam mantidas publicações com viés de publicidade institucional, prática não permitida no chamado defeso eleitoral. Portanto, os canais de divulgação passam por ajustes que envolvem tanto conteúdos publicados nos canais de comunicação externa quanto nos meios de comunicação interna.

Somente na segunda quinzena de agosto é que a campanha nas ruas poderá começar, ou seja, que os então candidatos poderão pedir voto para os eleitores, que as vias públicas serão dominados pelos “santinhos”, abraços, promessas, placas e tudo mais que forma o pacote de publicidade e estratégia política para a eleição.
Até lá, as pré-campanhas seguem firmes, inclusive com uma missão importante, definir os nomes dos pré-candidatos a vice-prefeito, já que a grande maioria dos concorrentes ainda não comunicou oficialmente quem irá compor sua chapa.

A eleição se aproxima e até lá os eleitores precisam estar atento aos movimentos e propostas dos pré-candidatos. Dizer que não gosta de política ou que político é tudo igual não é a melhor estratégia para definir quem vai comandar sua cidade, como também os próximos vereadores. 

O voto é obrigatório e precisa ser pensando com responsabilidade e coerência. Não abra mão desse importante direito.