O Dia dos Avós, que até pouco tempo atrás não era conhecido pela população, tem despertado o interesse do comércio, assim como o Dia das Mães e o Dia dos Pais. A expectativa dos lojistas e das entidades que representam o setor é que os netos saiam em busca de presentes e, com isso, a economia tenha mais um empurrão promovido pelo varejo.

Comemorado no dia 26 de julho, Dia dos Avós é uma oportunidade para os comerciantes alavancarem as vendas e apresentarem novas maneiras de surpreender os consumidores, de acordo com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), que, inclusive, reforça a importância de fomentar a data e fidelizar os clientes.

Vale lembrar que a data de 26 de julho foi escolhida pelo Papa Paulo VI no século XX, em homenagem a Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo, de acordo com a tradição católica. Outra informação importante divulgada pela ACMC, é que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mogi das Cruzes conta com 70,6 mil pessoas com idade acima de 60 anos, número que representa 15% do total de mogianos – 451,5 mil. 

Trata-se de uma parcela significativa da população que consome e pode ser lembrada no Dia dos Avós. É papel do comércio promover a divulgação da data voltada para esse público e realizar promoções que incentivem a compra de presentes.

A orientação é que os comerciantes preparem ações especiais para lembrar e difundir a data e apostem em campanhas afetivas, que reforcem a importância dos avós tanto para os netos quanto para os filhos, para atrair mais consumidores.

Sem dúvida qualquer avô ou avó ficará feliz ao ser lembrado e presenteado, mas nem todos os filhos e netos terão condições de pagar um presente. 

É preciso encontrar um equilíbrio nessa relação, onde seja possível presentear quem se ama com opções mais acessíveis, mas que sejam capazes de demonstrar a importância dos avôs na família. A tarefa é relativamente nova para os comerciantes e para os avôs, mas precisa ser cumprida com sucesso e amor pelas partes envolvidas.