Está chegando ao fim o prazo da consulta pública sobre a concessão das Linhas 11, 12 e 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Embora grande parte dos participantes da audiência pública, realizada em junho, em Mogi das Cruzes, tenha se mostrado contrário à medida, o planejamento do Governo do Estado segue e, na quinta-feira (18), encerra-se o prazo para o envio de sugestões e questionamentos ao projeto. 

Uma certeza compartilhada por todos é que o serviço oferecido pela CPTM na região precisa de melhorias o quanto antes para garantir o conforto e segurança de milhares de passageiros. É preciso cumprir com o que vem sendo prometido, como a acessibilidade, não apenas pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) como ocorreu com algumas estações, mas porque faz parte dos pré-requisitos para qualquer construção. 

Também serão fundamentais as novas estações, como o atendimento ao pleito antigo da extensão da Linha 11 até Cezar de Souza, em Mogi, já incluído no projeto, e a reformas das estações já em operação, como vem sendo solicitado há anos, além da esperada redução no intervalo entre os trens, estimada em 3 minutos. Nesse processo, é importante ainda que as sugestões recebidas na consulta pública sejam devidamente avaliadas pelo Governo do Estado. 

Tudo corre bem no planejamento, e a expectativa é que assim também seja na execução, que ainda deve demorar alguns anos. Porém, infelizmente não temos visto resultados muito melhores na operação em outras linhas já concedidas à iniciativa privada em São Paulo. Os desafios continuam os mesmos, como paradas de manutenção em horários aleatórios. Para melhorias reais, é fundamental a fiscalização do Estado e também da população para que tudo que está sendo proposto não fique apenas na apresentação feita na audiência em Mogi. 

A região há anos aguarda por melhorias, que, não se pode negar que estão ocorrendo, mas a passos lentos, como a troca de trens e o expresso. Porém, ainda há muito a ser feito, e cabe a todos cobrarem e fiscalizarem para que o serviço atenda a população com a merecida qualidade.