O período pré-eleitoral já movimenta as cidades da região, com os nomes sendo definidos na disputa pelo Executivo e pelas vagas ao Legislativo no Alto Tietê. A maioria dos prefeitos pode e deve tentar a reeleição como mostram os eventos de pré-campanha, mas apenas no próximo mês os nomes devem ser oficializados junto à Justiça Eleitoral. 

Assim como durante toda a disputa eleitoral, que não fica restrita a outubro ou o início da propaganda em si, o momento é de muita atenção ao que estabelece a legislação e deve ser cumprido por cada um que pretende concorrer no pleito de outubro. Alguns eventos tem sido realizados com esse propósito para orientar os pré-candidatos no que pode ou não ser feito neste período pré-eleitoral e quando a campanha começar pra valer.

Na edição de hoje, destacamos denúncias de campanha antecipada que têm sido recebidas pela Justiça Eleitoral. Não nos cabe julgar o mérito de cada ação, apenas reportar o que vem ocorrendo em nossa região, como fazemos e temos feito diariamente ao longo de décadas, destacando os principais acontecimentos do Alto Tietê para os nossos leitores na versão impressão do Mogi News/Dat, no Portal News e também em nossas redes sociais - @moginewsonline (Facebook) e @moginewsnoticia (Instagram). 

A Lei 9.5014/1997, a Lei das Eleições, como esclarece o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) em seu site, estabelece que no período de pré-campanha não é permitido o pedido explícito de votos, porém os pré-candidatos podem participar de entrevistas e expor seus projetos na mídia, assim como realizar encontros, seminários ou congressos. Na dúvida, sempre é importante consultar a legislação. A propaganda eleitoral começará no dia 16 de agosto. 

Assim como os pré-candidatos e os partidos, devem ficar atentos ao que é permitido ou não, também a população precisa ficar de olho. Da mesma forma é fundamental começar a conhecer e pesquisar sobre os nomes que vão se apresentando para as eleições municipais de outubro. Precisamos nos conscientizar sobre a importância do voto e o papel de cada um no futuro de sua cidade.