A Declaração Universal dos Direitos Humanos propaga e defende uma série de direitos aos cidadãos, independentemente de suas nacionalidades, culturas, religiões, crenças e níveis socioeconômicos. Seus movimentos são em prol da garantia de justiça, igualdade e dignidade para que tenhamos um planeta saudável. No entanto, para as suas conquistas, existem os deveres, ou seja, os papéis de cada pessoa, para que exerça sua cidadania com sabedoria e usufrua eticamente dos benefícios que lhe são garantidos. 

Um deles é o da liberdade de imprensa, que garante à população o acesso à informação. Conteúdos produzidos com responsabilidade, compromisso, legitimidade e com o intuito de informar - e não desinformar - os cidadãos. Este direito está associado ao da expressão e comunicação, em que todos podem expressar suas opiniões e compartilhar conteúdo.

Por sua vez, deve usar este benefício de forma positiva, transmitindo opiniões que não desrespeitem os demais. Neste mês em que se celebra o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, em 7 de junho, há muito a comemorar. Combatemos a censura aos veículos jornalísticos, a tortura que os profissionais da comunicação se submeteram no período ditatorial, às ameaças às pessoas providas de um repertório cultural digno de ser semeado e às punições àqueles que ousavam pensar diferentes de um sistema. Porém, ainda há o que temer!

Em uma era em que todos se tornaram produtores de conteúdos – impulsionados pela cultura digital - há um grupo contribuindo para uma avalanche desinformacional. São aqueles que usam a comunicação para semear a discórdia, o ódio e a segregação. É necessário respeito pelo que o outro pensa e empatia pelo que semeiam. Mas, acima de tudo, comprometimento com o que se compartilha. Socialize o que é pertinente! E o que, de fato, contribuirá para a expansão do conhecimento!


Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Redes sociais: @educomaltotiete; @suellercosta