É com otimismo que divulgamos hoje a notícia de uma queda significativa nas mortes em acidentes de trânsito na região. No mês em que se celebra o Maio Amarelo, chamando a atenção para a segurança viária e a necessidade de maior atenção de motoristas e pedestres, é importante ter indicadores que mostram que estamos no caminho certo da prevenção. 

Por outro lado, gera preocupação termos as cidades de Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba no ranking das dez cidades com as maiores taxas de mortalidade no trânsito em todo o Estado. Mogi, aliás, recebeu ontem (20), um simulado de emergência em uma importante via do distrito de Braz Cubas, envolvendo diferentes agentes para o atendimento ao acidente simulado com várias vítimas, uma delas presa às ferragens. Trabalho fundamental para estarmos preparados para casos assim. 

Como temos dito aqui, é fundamental reforçarmos a atenção no trânsito e às suas leis, em todos os atores envolvidos, sejam motoristas profissionais, amadores, ciclistas, motociclistas e também os pedestres, de todas as idades. A atenção, tomada nos dias de hoje em grande parte pelos celulares, deve se voltar ao trânsito e ao que ele exige de todos para evitarmos acidentes. 

Vale lembrar que temos a cultura da multa, como as cadeirinhas de criança que se tornaram prática comum não apenas pela segurança que proporcionam, mas principalmente pelo peso da multa que carregam no seu descumprimento, assim também é com a embriaguez ao volante, embora ainda tenhamos casos de quem arrisque sua vida e a do próximo, com a perigosa mistura de álcool e direção. Não pode ser apenas pela multa que mudaremos nosso comportamento no trânsito, é preciso conscientização.

A educação continua sendo a chave para qualquer mudança que necessitamos na cultura de nossa população. O Maio Amarelo traz a conscientização para os mais velhos, mas trabalha principalmente as crianças e adolescentes para que sejam mais conscientes ao volante, sobre duas rodas e também como pedestres. Todos precisam estar cientes de seus deveres e direitos para que o trânsito tenha a segurança e gentileza que deveria.