Apostar na ergonomia no ambiente de trabalho é um jeito inteligente de aumentar a produtividade e as receitas da sua empresa. Isso porque ambientes ergonômicos proporcionam maior conforto para os colaboradores, além do que equipamentos e ferramentas adequados vão potencializar a performance dos colaboradores. Os elementos de organização e segurança do trabalho são pensados para evitar acidentes e doenças ocupacionais. Ergonomia no trabalho é o uso do estudo da interação entre o homem, seus instrumentos e a organização do ambiente para melhorar as condições laborais, os direcionamentos referente a Ergonomia devem ser buscados na NR17 para que possam ser aplicados baseado na lei.

A ergonomia no trabalho impacta na saúde e eficiência dos funcionários, por isso a sua importância, tanto para os empregados quanto para os empregadores, do lado colaborador o mesmo ganhará um ambiente ou posto de trabalho mais seguro e adaptado às suas necessidades, diminuindo o risco de agravos à saúde. Já do outro, a empresa ganha trabalhadores mais satisfeitos, presentes e engajados, o que faz toda a diferença para sua produtividade e diminuição de afastamentos ou absenteísmo. 

Pensando no estudo científico da relação homem/trabalho, essa disciplina avalia toda a cadeia de ação humana frente aos equipamentos de um determinado posto de trabalho ou função, identificando e mitigando riscos ocupacionais. Afinal, os maquinários fazem parte da rotina de diferentes profissionais, desde o operador de empilhadeira até a recepcionista, que passa o dia na frente do computador.

Daí a necessidade de conhecer, analisar e modificar essas situações apresentadas em prol do bem-estar físico e mental do trabalhador, que é o recurso mais importante para qualquer empresa e deve ser preservado. Em outras palavras, a ergonomia no trabalho agrega eficiência ao investir no bem-estar dos funcionários.


 Dr. Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e Diretor Científico da Associação Brasileira de Perícias Fisioterapêuticas - ABRAPEFI  - @abrapefi