Danos elétricos 

A Defensoria Pública de SP, por meio de seu Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon), encaminhou a seis concessionárias de energia elétrica que atuam no Estado recomendação para que se abstenham de exigir laudos e orçamentos como documentos indispensáveis à solicitação de ressarcimento de danos elétricos ocasionados por falha no fornecimento da energia. As concessionárias acionadas foram Enel SP, EDP SP, Energisa Sul/Sudeste, CPFL Santa Cruz, CPFL Piratiniga e Elektro Rede SA. 

Danos elétricos II

O artigo 612 da Resolução Normativa Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nº 1000/21 prevê que a distribuidora pode analisar a solicitação de ressarcimento mediante a verificação do equipamento danificado no local, a retirada do equipamento para análise ou solicitar que o consumidor encaminhe o equipamento para oficina credenciada pela distribuidora. Foi estipulado prazo de 30 dias para que as concessionárias respondam se acatam a recomendação.

Lote Litoral 

O governo do Estado tem divulgado diversos materiais com os prováveis "benefícios" da concessão das rodovias do Lote Litoral, cujo leilão ocorreu no último 16. Segundo material recente, que no jargão jornalístico chamamos de "release", o "trecho da SP-055 que liga Bertioga ao Guarujá, no litoral sul de São Paulo, será totalmente duplicado e ganhará 36 km de ciclovias". O consórcio Novo Litoral, liderado pela Companhia Brasileira de Infraestrutura (CBI), foi o vencedor do leilão. 

Seminário 

Mais de 20 mil pessoas participaram do Festival Internacional Índigena, realizada em Bertioga, no último fim de semana. A programação aconteceu no Parque dos Tupiniquins, Tenda de Eventos e na arena montada no centro da cidade, com danças, esportes, cantos, culinária, e mais da cultura dos povos originários. O festival foi realizado pela Prefeitura de Bertioga com curadoria do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC). Aproximadamente 140 indígenas de cinco etnias de várias cidades do Brasil estiveram presentes Guarani, Parecí, Bororo, Javaé e Fulni-ô. Além dessas etnias, também abrilhantaram o festival indígenas de outros povos, como Pataxó e Xavante.