Março é o mês da escola, um lugar para ser feliz! O dia 15 é o escolhido para lembrar desse espaço especial, um momento para refletir sobre a importância dessa instituição que, nos últimos anos, vem ganhando responsabilidades cada vez mais desafiadoras.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Neste universo, os estudantes agregam vivências que permanecerão em suas memórias, contribuindo para a sua trajetória. Inicialmente, a escola era voltada à formação intelectual, mas, com o tempo, as suas missões foram ampliadas. Passou  a responder pela formação pessoal, social, emocional, profissional e cidadã de crianças, adolescentes, jovens e adultos. 


As primeiras escolas chegaram ao Brasil no período colonial, coordenadas pelos jesuítas e direcionadas à elite masculina. Com a Independência do Brasil, elas aumentaram, e, sob o comando do Estado, agregaram novas classes sociais, inclusive, o público feminino. Os conteúdos atendiam às necessidades da época. Primeiramente, Língua Portuguesa e Matemática, e, com o processo de industrialização, novos conhecimentos foram exigidos para atender às demandas da sociedade.


A partir do século XIX, o ensino foi ampliado ao se tornar público e obrigatório para os que têm de 4 a 17 anos - faixa destinada à Educação Básica. Segundo o Censo Escolar, encontram-se nesse estágio, 47,4 milhões de estudantes, distribuídos nas 178,3 mil escolas. Destes, uma parte chega ao Ensino Superior, que contempla 8.986.554 universitários. Somados aos que frequentam cursos voltados à atualização profissional, são 74,5 milhões de alunos semeando conhecimentos neste universo chamado escola. 


Muitos obstáculos perpassam os espaços escolares, mas aqueles que os conduzem – os educadores – seguem com a missão de formar jovens aptos a construir uma sociedade responsável com o seu futuro e, sobretudo, a sua felicidade.


Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Redes: @educomaltotiete