O jornal impresso vai acabar? Esta pergunta feita ao longo dos anos tem se tornado uma afirmação. E, nas últimas semanas, foi colocada em prática com o encerramento de um veículo tradicional do Alto Tietê. Muitos se sensibilizaram, em especial, os amantes do jornal impresso, que tem tradição não só no seu formato; mas, sobretudo, no percurso jornalístico. Foi e continua sendo a base para entender o caminho da notícia, que envolve pesquisa, apuração, checagem, para, então, partir para a escrita, com o compromisso de levar algo verídico aos leitores, aqueles que veem na leitura um meio para se atualizar sobre os fatos, mas também desenvolver-se intelectualmente.

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Com o avanço das tecnologias, as mídias impressas têm migrado para os ambientes virtuais. As multiplataformas entram em cena com a promessa de garantir informações em diversas linguagens. Assuntos segmentados para atender a todos os perfis e interesses. Sob demanda, elas chegam de forma instantânea, alinhadas às prioridades dos internautas, que as deixam evidentes por meio de seus “rastros algorítmicos”. 

 

São novos tempos! E, em meio a esse fluxo de conteúdo, as marcas do “jornalismo tradicional”, que vão além do papel, estão ficando ausentes. A pressão pela divulgação impede o circuito informacional que prioriza a ética, seriedade e credibilidade. A busca pelos cliques, visualizações e compartilhamentos têm sido uma constante. Quem garante que os posts foram lidos, compreendidos e impactados? A leitura é um convite à imersão em narrativas que têm o objetivo de informar, mas, em especial, sensibilizar. Ela não pode ser líquida! No digital, tudo se expira! No físico, se permanece. Nessa lacuna entre o impresso e virtual, que fiquem as reflexões sobre a emergência da valorização de informações preciosas, que valoriza a reflexividade, e não a instantaneidade. 

 

Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Vencedora em vários prêmios voltados à Educação. Redes sociais: @suellercosta; @educomaltotiete