Estamos  na estação mais quente do ano, mas antes mesmo de sua chegada oficial em dezembro, as temperaturas já estavam muito além do ideal, fruto das mudanças climáticas que estamos vivendo. Além das temperaturas elevadas, que podem comprometer a saúde, principalmente de quem está em situação de rua, a temporada também é conhecida por temporais, como o da última quarta-feira (3) em Mogi das Cruzes, com vários pontos de alagamento pela cidade. 


Voltando aos dias quentes passados, com chuvas mais espaçadas, temos o reflexo nas represas da região, como destacamos na edição de hoje. De cinco reservatórios que formam o Sistema Produtor Alto Tietê (Spat), quatro deles apresentaram queda em sua capacidade no último mês, sendo que em duas delas o volume está abaixo de 30%. Talvez seja necessário aqui um alerta para um sinal amarelo para o poder público e a população, com reforço nas medidas para o uso consciente da água, sempre muito bem-vindas, e que podem mais uma vez se tornarem urgentes e necessárias.


O tempo de calor extremo também deve acender outro alerta, dessa vez sobre o cuidado com a população mais vulnerável, e que outras cidades adotem o exemplo de Itaquaquecetuba e se preparem para atender quem mais precisa, como itens da época. Em um artigo recente, o sociólogo Afonso Pola bem lembrou o grande risco das altas temperaturas para a saúde da população de forma geral, afetando órgãos e podendo levar à morte. Em tempos de mudanças climáticas, o perigo não está apenas nas ondas de frio, mas nos extremos da temperatura que estamos vivendo. 


Com as temperaturas extremas, também temos condições climáticas cada vez mais severas, com temporais que devem repetir a gravidade do início do ano passado, quando cidades decretaram inclusive situação de emergência, ou, esperemos que não, até mesmo ser ainda mais fortes. É preciso estarmos preparados, intensificando os trabalhos e os preparativos para encararmos os revezes da natureza comuns nesta época do ano, com chuvas que avançam até o mês de março, mas nada mais é garantido.