A saúde mental mental nos últimos anos, especialmente depois da pandemia de Covid-19, vem ganhando a devida importância, com destaque para a campanha que inicia o ano: o Janeiro Branco, um mês para conscientização. Doenças como a depressão e a ansiedade, com números crescentes nos tempos de hoje, afetando as mais diversas faixas etárias, precisam do devido tratamento para que essas pessoas possam ter qualidade de vida. 

Por isso a importância dos Centros de Atenção Psicossocial, os CAPS, e de outros serviços que vão sendo criados pelos municípios, como o atendimento em telemedicina que começa a ser oferecido em Suzano para zerar a fila da psiquiatria. Já a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Guararema lançou o projeto ‘12 Meses de Saúde Mental: porque precisamos falar sobre saúde mental o ano inteiro”.

A telemedicina, aliás, que também avançou com a pandemia, se tornou uma ferramenta importante para que o atendimento médico chegue a todos. Porém, esbarramos em obstáculos como a falta de acesso ao mundo digital, também evidenciado pelo período de isolamento dos últimos anos, que escancarou as desigualdades do país. No caso de Suzano, o problema é contornado com o teleatendimento em consultórios da UPA do Jardim Revista. 

Temos ainda um longo caminho a percorrer para atender as demandas de quem sofre com transtornos mentais, não apenas na questão médica, mas também reduzindo o preconceito em torno dessa questão geralmente associada a algum tipo de loucura. Como afirma o projeto de Guararema, a temática precisa estar presente ao longo de todo  o ano para superar um estigma que vem caindo, mas que persiste e está internalizado até mesmo em pessoas que, apesar da saúde mental abalada, não buscam atendimento. 

Cuidar da saúde é cuidar do corpo e da mente, e ter a certeza que todos somos diferentes e vivenciamos de forma única os desafios que a vida nos impõe a cada dia, e por vezes, é preciso ajuda, inclusive médica, para seguir em frente. E como diz o tema do Janeiro Branco deste ano: ‘Cuidar da mente é cuidar da vida’.