Nessa semana Suzano recebeu oficialmente o Hospital Regional do Alto Tietê, que promete desafogar a rede estadual de saúde não apenas no município, mas nas cidades vizinhas também, já que o uso dos leitos é organizado pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross). A proposta é garantir atendimento para munícipes sem precisar sair da região.


Suzano, inclusive, também foi escolhida para receber 40 novas máquinas de hemodiálise, o que garantirá o tratamento para 240 pessoas por mês.  A ampliação do atendimento na região se dará também por meio do Hospital do Regional, que passará por reforma em um dos seus blocos para receber o serviço em 2024. Outra novidade foi a confirmação do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). Os trâmites já estão adiantados e no início do ano começam as primeiras movimentações para que o grupo comece a operar na cidade.

É claro que todos as conquistas mencionadas acima são positivas para todo o Alto Tietê, já que garantem melhorias na saúde e na segurança de forma regional, mas é claro também que todas as administrações querem receber esses serviços. Articulação política, questões estratégicas, localização privilegiada e melhor estrutura, são alguns dos critérios que fazem a diferença na hora de conseguir investimentos e equipamentos do governo estadual.


Não se pode negar que, nesse sentido, a maré está boa para Suzano, mas o mesmo não pode ser dito para Mogi das Cruzes em alguns quesitos. A cidade luta contra o pedágio na rodovia Mogi-Dutra; chegou a ser cogitada para receber o Baep, mas acabou não sendo escolhida, e também corre contra o tempo para conseguir uma solução para o Pronto Socorro Municipal, que funciona na Santa Casa de Misericórdia e precisará ser transferido de local em breve.


Muita articulação, reuniões e apoios precisarão acontecer em Mogi nos próximos meses. O desafio é grande, assim como para as demais cidades e também para Suzano. Esse é o trabalho dos gestores e cada uma terá que fazer sua lição de casa para trazer melhorias para suas populações.