O fim do ano traz mudanças no dia a dia e a quebra da rotina. Para muitos, o Natal e o Ano-Novo são oportunidades de estar com pessoas amadas, comemorar e viver momentos felizes. Para outros, os últimos dias do ano são repletos de tristeza e de nostalgia. 

 📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

O sentimento de angústia inerente às festas desta época pode ser caracterizado pelas expectativas criadas sobre a ocasião, assim como o surgimento de memórias de feriados passados, bem como a falta de pessoas que não estão mais presentes.

Obrigações sociais e financeiras também se impõem nesse período. Comprar presentes pode gerar estresse, principalmente quando tenta-se agradar cada parente e amigo e tem-se uma conta bancária limitada. 

Por ser um momento de reunião de famílias, muitas pessoas que estão longe, isoladas ou retraídas, ainda podem experimentar forte angústia. Mas há, também, aquelas que se sentem oprimidas diante da quantidade de festas a que são convidadas, ao ponto de se sentirem esgotadas com tanta socialização. 

Nos filmes e nas novelas, o Natal é retratado como um período de alegria, de troca de presentes e de finais felizes. Na vida real, as expectativas acabam frustradas. O que, então, fazer? 

Reformule sua concepção de como as festas de fim de ano devem ser. Entenda que nem todas as celebrações serão perfeitas! Contudo, não deixe de curtir e de aproveitar cada momento. Você também não tem a obrigação de ir a todas as confraternizações! Estabeleça limites.

Outra dica: se estiver longe da família, ou se sentindo só, não se isole. Confraternize com amigos, seja voluntário de instituições, e, se gostar, frequente eventos religiosos. São alternativas para manter a solidão bem longe.

Para o novo ano, faça uma reflexão do ciclo que termina: suas conquistas, alegrias, frustrações e desilusões; elabore um planejamento para os próximos 12 meses. Lembre-se, acima de tudo, da importância do amor próprio, da empatia, e de criar memórias de momentos vividos com alegrias. E, mais: seja grato por 2023, e tenha acesa a esperança de dias melhores para dar as boas-vindas a 2024. 

 

*Dra. Luciana Inocêncio (luciana.inocencio@yahoo.com.br) é psicóloga e psicanalista; especialista em Transtornos Graves das Psicoses; em Psicologia Hospitalar e em Especialidades Médicas; e em Psicologia Clínica e em Teoria Psicanalítica.