O Brasil é o país com a maior população negra de afrodescendentes fora da África. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ela representa 56,1% dos brasileiros. Um povo que contribuiu para o desenvolvimento do país; construindo sua história e lutando por espaços para desmitificar estereótipos sobre a sua raça. 

Além do respeito à sua essência, é preciso enaltecer a representatividade racial. Ou seja, incluir vozes da comunidade negra em diversos setores da sociedade. Sobretudo nas escolas, onde, desde cedo, deve-se apresentar a história africana e destacar as contribuições dos negros ao longo dos anos. 

 

Selecionar personagens que abordem a representatividade negra, com suas lutas, conquistas e desafios. Antes de partir para personalidades conhecidas, esse compartilhamento pode começar com os familiares dos estudantes. Ninguém melhor que eles para dividir histórias e incentivar as crianças a construírem as suas, afinal, todos merecem reconhecimento.

 

Incentivar o protagonismo negro ao apontar os profissionais que atuam em diversas áreas, motivar os estudantes com personagens inspiradores, compartilhar histórias de superação são ações importantes para evidenciar que todos, independentemente de suas raças, são providos de talentos para alcançarem os seus espaços. 

 

É fato que boa parte da população negra se encontra em situações de vulnerabilidade social. A taxa de pobreza entre os negros é quase o dobro que entre os brancos. No entanto, essa imagem não pode impedir sonhos. Pelo contrário, é preciso incentivá-los em dose dupla!  Desconstruir olhares, revisar conceitos, quebrar o círculo vicioso do racismo e discriminação a esse grupo.

 

É urgente o reconhecimento de todos. Isso ocorre com representatividade, que promove a inclusão, a igualdade e a diversidade, criando sociedades mais justas e equitativas. 

 

***

Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA/USP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Vencedora em vários prêmios voltados à Educação. Redes sociais: @suellercosta; @educomaltotiete