A I Semana Brasileira de Educação Midiática cumpriu o propósito de difundir a temática em todo o país. Com o compromisso de construir um ambiente digital seguro e confiável e uma educação para o entendimento dos novos fluxos informacionais, escolas, universidades, coletivos, educomunicadores, ativistas, ONGs e pesquisadores realizaram atividades para apresentar, debater, provocar e propor ações para difundir uma educação para as mídias. E, desta forma, consolidar a Educação Midiática como política pública. 

O público estudantil foi o mais evidenciado, por considerar a importância desta formação dos ciclos iniciais aos finais da Educação Básica. No entanto, a atenção volta-se à sociedade em geral, atendendo às diferentes gerações, uma vez que todos estão imersos em um ambiente intrínseco à cultura contemporânea: o virtual. Socializar neste espaço carece de atenção, cuidados, conhecimento para positivas experiências.

Segundo o balanço da Secretaria de Políticas Digitais, acoplada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), 403 atividades foram realizadas entre os dias 23 e 27 de outubro em 24 estados da federação, além da programação oficial, apresentada pela coordenação do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática. Mesas-redondas com renomados especialistas abriram os debates em evento híbrido, realizado presencialmente em Brasília e virtualmente pela canal do Youtube da Secom.

Estima-se que 54 mil pessoas participaram das atividades - como aulas, oficinas, rodas de conversa, palestras - que representaram um marco na promoção da Educação Midiática no território nacional. A Semana Brasileira foi realizada simultaneamente ao evento global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional (Media and Information Literacy Week - MIL Week 2023), fortalecendo a conexão do Brasil com o debate internacional sobre o tema.

 

Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta.