O mês de novembro começa com mais um feriado prolongado e o esperado trânsito intenso nas estradas que cortam a região. Sempre destacamos a rodovia Mogi-Bertioga, que tem o movimento mais intenso nos feriados e finais de semana de altas temperaturas, afetando diretamente os mogianos. Por vezes, mesmo antes do acesso à rodovia, o trânsito já é intenso, e é o que esperamos para esse feriado, com a estimativa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável pela via, de mais de 70 mil veículos. 

Logo teremos outros dias de descanso prolongados para aqueles que puderem unir o Dia da Proclamação da República, comemorado no dia 15 de novembro, e o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20, agora um feriado estadual. Dias de folga merecidos com certeza, mas que também são sinônimos de estradas cheias, com maior risco de acidentes, por isso as operações especiais realizadas pelas concessionárias, alertando principalmente para a manutenção preventiva dos veículos.

Outro ponto importante são os alertas feitos por especialistas sobre as condições da Mogi-Bertioga, que passou por um período significativo de interdição no início do ano, em decorrência dos estragos causados pelas fortes chuvas, e que podem se repetir com a proximidade do verão. Esse é inclusive um dos pontos questionados por integrantes do “Movimento Pedágio Não”, diante da proposta de concessão da via e da Mogi-Dutra para a iniciativa privada. Temos a perspectiva da cobrança, mas não há no projeto obras que beneficiem Mogi das Cruzes e a região a ponto de custearmos um pedágio. Uma das sugestões é inclusive a construção de uma nova estrada sentido ao litoral, como ocorreu com a Tamoios.

São reflexões importantes quando pensamos em feriados como este, com muita gente já de malas prontas para pegar a estrada rumo ao litoral, com um tráfego previsto até domingo de milhares de veículos. Estamos preparados para atender essa demanda? Como desafogar esse trânsito intenso e reduzir os riscos da via? São perguntas que precisam ser urgentemente respondidas pelo bem de todos.