As prefeituras da região têm realizado diversas ações para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. No próximo sábado, dia 25, por exemplo, terá início em Itaquaquecetuba um projeto que levará diferentes serviços da prefeitura até os bairros. Ação importante porque às vezes falta até mesmo recursos para a população mais vulnerável para chegar às regiões centrais das cidades e resolver questões que vão desde a atualização do Cadastro Único a serviços básicos de saúde. 


Importante que os serviços sejam descentralizados e também que as políticas públicas sejam realizadas a partir do diálogo com a população, como a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem feito a partir da plataforma Participa Mogi. É fundamental que todos tenham voz e vez e se sintam representados na construção de uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para todos, atendendo especialmente à população mais vulnerável. 

Neste cenário de melhoria de serviços públicos tão almejada por todos, seja no acesso mais facilitado, seja na construção de ações mais eficientes, destaque para o projeto OuvidoriAtiva, também de Mogi, selecionado para um programa federal de aceleração e mentoria, o que mostra o reconhecimento da inovação desenvolvida no setor, também voltado para a melhoria dos serviços a partir da participação dos cidadãos. 
São muitos os avanços, não há como negar, mas os desafios das administrações municipais têm as mesmas proporções para que o desenvolvimento alcance a todos, e também dependem da parceria com os governos estadual e federal. Por isso também a expectativa diante da visita do vice-presidente Geraldo Alckmin, em Suzano, na próxima segunda-feira, dia 27, para a entrega de moradias. Ele que esteve por anos no governo do Estado sempre teve um olhar diferenciado para a região. Que venham boas notícias!  


Seja no governo federal, estadual e mesmo municipal, cada vez mais é preciso descentralizar as ações para que elas cheguem de forma efetiva e eficiente para quem mais precisa, assim como é fundamental ouvir suas demandas de forma ativa e a partir delas trabalhar pelo desenvolvimento a partir de cada território.