No último domingo, 15 de outubro, foi comemorado o Dia do Professor. Cada profissão tem seu valor e importância, mas algumas funções têm um peso maior na vida das pessoas. No caso, um educador tem um papel de extrema relevância para o desenvolvimento da sociedade.


Os professores são os responsáveis por acompanhar, desde a primeira infância, os passos iniciais de uma criança. Seja para o desenvolvimento intelectual, ou até mesmo, em alguns casos, emocional. É com esse profissional que muitos estudantes se identificam e criam um vínculo admirável.


Na pior fase da humanidade, os professores se reinventaram e se adaptaram à nova realidade. Aulas virtuais, atendimentos à distância e muita dedicação. O vírus da Covid-19, que bloqueou qualquer tipo de aproximação, não abalou os educadores e novas estratégias foram surgindo para que as aulas não fossem totalmente paralisadas.


Em meio a tantas reviravoltas, precisamos colocar no centro dos debates a valorização desses profissionais. E não estamos falando apenas de uma melhor remuneração, mas de reconhecimento. Nos últimos anos, as trágicas notícias de agressões verbais e físicas praticadas pelos próprios alunos, só aumentam. Ataques que vão desde os professores até os próprios colegas de sala, vítimas de uma minoria revoltada que busca na violência a resolução para algum problema.


Está na hora dos governos se unirem e investirem muito mais em Educação. É óbvio que toda estrutura comportamental é fruto de uma convivência familiar, mas as escolas possuem uma influência gigantesca na vida dessa nova geração, que tem acessos ilimitado às redes sociais, sites e ao mundo digital que parece sem fim e sem regras.


A juventude atual precisa voltar no tempo, quando os professores, diretores e profissionais da educação eram respeitados, valorizados e honrados em seu ambiente de trabalho. Nos mais antigos, bate aquela saudade de outros tempos, já aos mais novos, fica a oportunidade de fazer diferente e retomar antigos valores e, aos profissionais da área, em especial aos professores, fica nossa homenagem e o nosso respeito.