bora tenhamos avançado nos equipamentos de saúde na região nos últimos tempos, ainda são muitos os desafios, como é percebido com o impasse para a renovação do convênio do Pronto Socorro da Santa Casa de Mogi das Cruzes com a prefeitura, e também com o Hospital Regional, em Suzano, com prazos que se estendem deixando mais distante o dia em que finalmente o equipamento atenda de forma ampla a população da região.

Os desafios têm obstáculos financeiros, com certeza, e há demanda por mais profissionais, equipamentos, medicamentos dos mais comuns aos de alto custo, além de estruturas melhores para que a população tenha o atendimento que merece. Porém, o que se sobressai ao público leigo que acompanha as manifestações de cada um dos envolvidos pela Imprensa, como no caso da Santa Casa de Mogi, são negociações que não avançam. No caso do Estado, muito é dito por diferentes autoridades a cada ocasião sobre o Hospital Regional, mas o tempo expresso nos discursos demora a ser alcançado pelas ações práticas. 

Voltando ao impasse mogiano, com reflexos sobre a região já que se trata de um hospital de referência, os dois lados se apresentam à população com argumentos plausíveis, mas não se chega a um senso comum. E caso isso não ocorra com brevidade, a população mais vulnerável, que vive à margem dos planos de saúde, será a mais prejudicada. 

Os investimentos existem na saúde nas esferas municipal e até mesmo estadual, o que se confirmou anteontem quando tivemos o anúncio de aumento de repasse do Estado para as prefeituras, e também a rede vai sendo reformulada, mas a sensação que fica é que não se dá a devida atenção para os desafios de um serviço básico como o Pronto Socorro. 

O atendimento de urgência e emergência não é mais oferecido pelo Hospital Luzia de Pinho Melo há algum tempo, e em breve, ao que tudo indica, também será extinto na Santa Casa de Mogi, o que deve sobrecarregar ainda mais as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade e da região. Como ocorre em todo o problema, é preciso a união de esforço para encontrar uma solução.