A economia, embora venha se recuperando depois dos duros tempos da pandemia de Covid-19, ainda são muitos os desafios para que possamos voltar aos bons números de geração de vagas de outros tempos. Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, trazendo as admissões e demissões do mercado formal, mostram dados preocupantes em relação ao ano anterior, quando começamos a sentir mais efetivamente que deixávamos para traz a pandemia. 


Depois de um momento promissor com números animadores em praticamente todas as cidades da região, vivemos agora um momento de percentuais que indicam uma redução significativa no comparativo entre os primeiros oito meses deste ano e de 2022. A queda é acima de 50% no saldo de vagas registrado, reunindo os dados de todas as cidades da região, e é ainda maior em cidades como Suzano, onde de janeiro a agosto de 2022 foram criadas mais de 20 mil vagas, e no mesmo período deste ano, 1.200. 


Destaque positivo, porém, para a cidade de Arujá, que fechou o período do ano passado com quase 700 vagas perdidas e neste ano, chega a praticamente mil novos empregos gerados. Um salto positivo, alcançado por poucas cidades do Alto Tietê. 


Por outro lado, enquanto o mercado formal de trabalho oscila, a busca pela sobrevivência, pelo pão de cada dia, faz crescer a informalidade. com o recorde de 12,9 milhões de trabalhadores em 2022. 


Embora os números ainda sejam preocupantes, não há como negar que as cidades têm se movimentado na oferta de cursos profissionalizantes, que contribuem para a capacitação de mão de obra, algo fundamental para quem busca entrar no mercado de trabalho ou quem sabe uma recolocação. 


A cada segunda-feira, o Portal News (www.portalnews.com.br)  destaca vagas disponíveis em serviços de encaminhamento das prefeituras, e um dos desafios dos empregadores é encontrar mão de obra devidamente capacitada para determinadas funções. Claro que também é preciso incentivar novos investimentos, atrair mais empresas para que cada vez mais vagas sejam ofertadas à população.