Por muito tempo Itaquaquecetuba ocupava, principalmente, as páginas policiais dos jornais da região. Com a violência em alta, muita desigualdade social e gestões municipais conturbadas, a cidade, apesar de grande e com muita capacidade de crescer, se via estagnada, sem grandes opções de moradia, saúde, educação e emprego para os seus moradores.

Na manhã da última quinta-feira, após entrevista do prefeito Eduardo Boigues (PP) apresentando as ações realizadas em 1000 dias de gestão, é possível perceber que essa realidade começa a melhorar. Ainda há muito o que fazer, mas o caminho para o progresso e uma vida mais digna para a população começou a ser trilhado.

Em um balanço de nove páginas, o delegado apresentou o trabalho feito desde 2021 destacando as ações em cada pasta. No relatório é possível ver conquistas que parecem básicas, como a Certidão Negativa de Débito (CDN) da cidade, mas que Itaquá não tinha e era bastante prejudicada por isso.

Construção de UBSs, escolas, abertura de vagas em creches, mais segurança, entrega de kits de uniforme e material escolar, pavimentação de ruas e a chegada de rede de esgoto em alguns bairros. Se para algumas cidades, como Mogi das Cruzes, essas ações podem parecer o básico, em Itaquá se trata de luxo. Isso porque sequer o básico era bem feito de fato e os serviços públicos não atendiam a demanda do município da forma como deveriam. Já diria o ditado: “em terra de cego, quem tem um olho é rei”.

Itaquá começa a ganhar uma nova cara. Com uma gestão formada, segundo ele próprio por técnicos. Boigues tem trabalhado para fazer Itaquá se desenvolver. Ele reconhece que ainda há muito a ser feito, mas que sua equipe tem como foco trazer mais dignidade para a população e será por isso que todos trabalharão até o final do mandato.

O desafio é grande, o caminho é longo e os obstáculos são consideráveis, mas era preciso dar os primeiros passos. A população começa a colher os frutos, perceber as diferenças e, dessa forma, eleva seu nível de exigência, o que também fará a diferença na cidade.