A região recebeu ontem um importante anúncio de investimento para a reforma da estação Aracaré, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em Itaquaquecetuba, com maior destaque para acessibilidade. Também a estação que leva o nome da cidade pode receber obras, conforme conversas que estão ocorrendo entre a prefeitura e a empresa estadual.

A reforma das estações é um pleito antigo de cidades do Alto Tietê, como vem sendo solicitado para as estações que cortam Mogi das Cruzes - Jundiapeba, Braz Cubas, Mogi e Estudantes. Ao longo do tempo, as estações mogianas foram recebendo reformas pontuais, principalmente para se adequar às normas de acessibilidade, cumprindo Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), reduzindo, por exemplo, o vão entre os trens e as plataformas. A distância chamava a atenção em Mogi, especialmente na estação Braz Cubas, e a adaptação foi feita não faz tanto assim. Conforme anunciado ontem, o edital para reforma da estação de Mogi deve ser publicado no próximo ano. Vamos aguardar os próximos capítulos desta antiga novela. 

Além das esperadas reformas, uma das discussões recentes é a concessão das Linhas 11 e 12, que atendem a região para a iniciativa privada. Se for para trazer melhorias para os milhares de passageiros que se deslocam diariamente com sentido a capital, a concessão é muito bem-vinda, mas pelo que se percebe nas linhas privatizadas na capital, ainda estamos longe do real atendimento às demandas dos passageiros.

São muitos os avanços tecnológicos, implantação de novos sistemas, novos trens, mas permanecem os atrasos, a superlotação nos horários de pico, e é preciso buscar soluções neste sentido, quem sabe por meio das parcerias público-privadas (PPP). Aparentemente são muitos os caminhos, como também a criação de oportunidades nas cidades para concentrar a população ativa mais próxima da região em que reside, reduzindo o deslocamento.

O desafio da mobilidade no transporte ferroviário cabe aos gestores públicos e à iniciativa privada que planeja investir no transporte sobre trilhos.