Uma das grandes preocupações da população, seja qual for a cidade em que more ou Estado do país, é a segurança. Mesmo com a queda de indicadores criminais, especialmente o número de homicídios, como destacamos na edição de hoje, com base no levantamento de ocorrências da Secretaria de Segurança Pública do Estado, divulgado mensalmente, a sensação de insegurança persiste.
A cada saída de casa fica o receio da abordagem de criminosos, que pode custar a vida de um familiar ou ente querido, ou mesmo de que algum item seja levado sem que isso ocorra, os frequentes furtos. É perceptível e louvável o investimento das cidades nas Guardas Municipais e no monitoramento por câmeras, entre outras ações de reforço na segurança, como temos visto em Mogi das Cruzes e outras cidades da região, mas o crime não dá trégua.
Tivemos essa semana o Dia de Combate às Drogas, na segunda-feira, dia 26 de junho, com nossa reportagem revelando o grande número de apreensões na região, que mostram a eficiência das forças de segurança, e também que o tráfico ainda é um grave problema a ser enfrentado.
Precisamos da união de esforços de todas as esferas de poder, dos municípios à União, assim como da iniciativa privada e da sociedade civil, para pensar soluções para bairros, cidades e Estados mais seguros.
Vale ressaltar que a ação criminosa não está apenas nas ruas, mas também no meio online, com golpes que atingem, principalmente pessoas idosas, se aproveitando do desconhecimento das ferramentas tecnológicas, por isso não são raras as ações de marketing de instituições financeiras prevenindo sobre golpes, assim como do próprio INSS para alertar aposentados e pensionistas.
Na lista de vítimas de crimes online também os adolescentes, envolvidos em práticas perigosas, colocando em risco a própria vida. O combate a esses crimes, chamados também de cibernéticos, é outro grande desafio para todos nós, não importa a localidade onde estamos. A insegurança, infelizmente, nos impacta nas ruas, assim como nos lares, e ao acessar o mundo digital. Precisamos de soluções urgentes.