Estamos vivenciando um movimento em prol da educação midiática. Uma área que se preocupa em promover a alfabetização e o letramento midiático e informacional, ou seja, o desenvolvimento de habilidades que capacitem as pessoas a acessar, analisar, investigar, criar e participar de maneira crítica no universo informativo, formado pelas mídias tradicionais e, sobretudo, as contemporâneas, disponíveis no circuito digital.

Há anos, pesquisadores - nacionais e internacionais - analisam os usos das mídias e tecnologias nos diferentes espaços, dentre eles os educativos, e a apropriação desses meios pela sociedade, em especial, pelos docentes e discentes. Investigam os desafios para orientar as pessoas na leitura, interpretação e posição com relação ao que acompanham nas redes, onde opiniões são propagadas, e, por meio delas, atitudes - positivas ou negativas - delineadas.

O olhar crítico para o universo informativo exige maturidade, conquistada com a aprendizagem ao longo da vida. Por este motivo, cabe à escola iniciar a educação midiática em todo o período básico, dos anos iniciais aos finais; e ao governo federal em fomentar políticas públicas que apoiem os especialistas na formação da nova geração nos âmbitos midiáticos e tecnológicos, para que os educandos conheçam, experimentem e entendam as linguagens, formatos, suportes e características dos diferentes canais informativos.

Num período em que as notícias falsas ganham mais credibilidade que as verdadeiras, faz-se urgente a formação de leitores e escritores que compreendam como as mídias funcionam, mas também sejam capazes de analisar criticamente seus conteúdos, identificar seus gêneros, estilos e mensagens. E, ainda, aptos a entender como eles moldam a cultura e interferem nas formas de ser e compreender o mundo à nossa volta. Leitores que reconheçam, desde cedo, que ficção é muito diferente de informação.

Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta.