Mais uma vez a região confirma a tendência positiva e segue gerando vagas, conforme o levantamento realizado pela reportagem do Mogi News/Dat com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho. Os números são positivos em mais de mil novos postos de trabalho, com destaque para Mogi das Cruzes.
Este tipo de informação, que acompanhamos mensalmente, embora longe do necessário para a grande massa de desempregados, resgata nossa esperança na recuperação econômica e em tempos melhores para todos. A expectativa é que nossa economia se fortaleça e atraia novos investimentos, assim como a tranquilidade para que empresas dos mais diferentes setores possam expandir sua atuação, também investindo e consequentemente, contratando trabalhadores das proximidades do território em que atua.
É precisa fomentar o surgimento de novas vagas, da mesma forma que apostar na qualificação da mão de obra que nem sempre atende as demandas das empresas. Uma capacitação que alimenta não apenas o mercado de trabalho, mas pode dar origem a novos negócios, que formalizados, também sejam responsáveis por novas contratações.
Que o empreendedorismo possa ser também cada vez mais incentivado, com iniciativas como a anunciada anteontem (30/05) pelo Governo do Estado com linhas de crédito voltadas para mulheres empreendedoras, por meio da Desenvolve SP. O evento em Mogi das Cruzes contou com a presença da secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Sonaira Fernandes, que também recebeu demandas do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
Voltando ao emprego com carteira assinada, embora muito se diga que as relações de trabalho vão mudar, são a base da nossa economia. E pensando no futuro, há carência de oportunidades para os jovens, sem experiência no mercado de trabalho, assim como para os mais experientes, principais afetados pelo desemprego agravado pela pandemia de Covid-19. Políticas públicas que se efetivem se fazem necessárias e urgentes.