As vacinas são fundamentais para a saúde da população, embora haja quem esteja evitando os imunizantes, duvidando de sua eficácia, e não apenas no que se refere à Covid-19. Atualmente corremos o risco da volta de doenças já controladas pela baixa adesão às vacinas, não são raros infelizmente os pais que se recusam a vacinar seus filhos. Por isso é preciso sim uma mobilização para que todos reconheçam a importância da vacinação não apenas para sua saúde, mas como forma de contribuir para o bem-estar coletivo. Um compromisso que deve ser assumido por toda a sociedade, sem subterfúgios.

Na edição de hoje destacamos a ampliação da campanha com a vacina bivalente que vem ampliando os públicos. Um reforço importante contra variantes que surgiram depois do surgimento das primeiras vacinas. Embora ainda faltem doses em alguns locais da região, os públicos aos poucos vão sendo ampliados e chegando aos maiores de 18 anos, como recomendado pelo Ministério da Saúde, o que já ocorre em boa parte das cidades.

Mesmo com o baixo número de mortes provocadas pela Covid-19 e a desaceleração dos casos nos últimos meses, é preciso manter os cuidados para que não voltemos a períodos de agonia como os vividos em 2020 e 2021, quando tantas vidas se perderam antes que a vacinação em massa ocorresse, sem recursos que atendessem a todos. 

Não há por que negar a força dos imunizantes que favoreceram a saída do isolamento e ajudaram na retomada da vida econômica e social. Para o fortalecimento da economia, ainda com números oscilantes, é preciso que a saúde não seja comprometida como no passado recente. Para isso, precisamos também de mais investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), em medidas não apenas preventivas, mas de promoção de uma vida mais saudável.

Parte do cuidado com a saúde é a imunização contra diferentes tipos de doença, algo que está presente na trajetória dos cidadãos brasileiros desde o nascimento, e tem sido esquecido. É preciso valorizar o rico Programa de Imunização gratuito que possuímos, à frente de muitos países.